ATLETAS

ATLETAS E A PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

Sabemos que a carreira de um jogador de futebol é repleta de emoção, glórias e desafios. Mas chega um momento em que é preciso planejar o futuro e garantir uma aposentadoria tranquila. E é aí que a FGG Advocacia entra em campo. 

Desde o planejamento até o momento da aposentadoria em si, prestamos o assessoramento para que os objetivos do jogador fora de campo também sejam atingidos, e isso precisa ser muito bem planejado. Contamos com uma equipe capacitada e multidisciplinar para amparar o jogador de forma segura, garantindo-lhe tranquilidade com relação ao seu futuro após seu legado no futebol.


Além da aposentadoria propriamente dita, os jogadores de futebol também possuem direito ao recebimento de outros benefícios previdenciários como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Esses benefícios proporcionam segurança e suporte financeiro em situações imprevisíveis e também exigem requisitos mínimos para serem concedidos. 


Por isso, demonstra-se fundamental a realização das contribuições em dia e com valores adequados à Previdência Social, ou até mesmo um bom plano de Previdência Privada, para que não tenha nenhum prejuízo quando precisar se afastar dos gramados.


Com o objetivo de assegurar a proteção aos atletas profissionais nos momentos mais difíceis de suas carreiras, o benefício por incapacidade como a Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga "Aposentadoria por Invalidez") representa o amparo substitutivo da remuneração prestado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos jogadores que possuam suas contribuições em dia e que venham a ser acometidos por infortúnios relacionados ou não às atividades de atleta profissional. 


Tendo o caráter substitutivo de remuneração por motivo de impossibilidade de retorno à atuação profissional, o benefício é incompatível com a continuidade do exercício da profissão e, por isso, não poderá ser recebido pelo atleta que continue ou pretenda se manter em atividade. Destina-se, portanto, aos casos em que não há expectativa de retorno às atividades profissionais. 


Como a situação de incapacidade é imprevisível, podendo ser originada por fatores atrelados ou não ao exercício da profissão, é importante que o atleta profissional sempre tenha o controle de suas contribuições à Previdência Social, com valores adequados e sem irregularidades, para que, se um dia vier a necessitar da contraprestação da autarquia, não seja surpreendido por uma negativa indesejada. 


Por tais motivos, é fundamental ter um Planejamento Previdenciário das contribuições.


Vale mencionar, ainda, que sendo o caso de problema de saúde temporário, não definitivo, como na hipótese de afastamento para tratamento de lesão ligamentar, por exemplo, o jogador de futebol também possuirá direito ao recebimento de benefício do INSS destinado a assegurá-lo financeiramente durante todo o período em que estiver sem condições de retornar aos gramados, denominado Auxílio por Incapacidade Temporária.


No mais, se em razão de um acidente (de trabalho ou não) ficar com sequelas permanentes, mas ainda assim conseguir jogar profissionalmente ou desempenhar outras atividades, também pode ter direito ao Auxílio-Acidente a ser pago pelo INSS, o qual poderá, inclusive, receber de forma conjunta com seu salário, sem qualquer interferência ou prejuízo.


Por fim, se o jogador já for aposentado ou estiver recebendo benefício por incapacidade em caráter temporário, é interessante que verifique também se os valores que estão sendo pagos são os corretos e se há possibilidades de aumento da quantia recebida, uma vez que os pedidos de revisão também podem ser realizados para esses benefícios. 


Ficou com dúvidas ou gostaria de obter maiores informações sobre o recebimento e revisão de benefícios por incapacidade aos jogadores, não deixe essa bola cair! Entre em contato agora mesmo!

Luiz Henrique Pugim Godoy

Advogado - OAB/PR 114.796

Entusiasta da matemática, possui experiência de mais de 5 anos com cálculos, concessões, revisões e planejamentos previdenciários, é autoridade no assunto e possui como propósito de vida ajudar o máximo de pessoas possível a atingir o benefício mais vantajoso ao segurado, como forma de garantir a justiça e a segurança financeira.